2006/12/26
Noesis: Philosophical Research On-line
2006/12/23
PLoS One: uma nova forma de publicação
A real novidade deste projecto reside no que acontece após a publicação por permitir uma conversação entre o autor e o leitor: "There might be a question about a method that is described in the article, a link to another useful work or resource that can be added, or an alternative interpretation that can be offered for some of the results. In each case, readers and authors can respond to the addition, and everyone else can benefit from the resulting dialogue. The possibilities are without limit, and the applications of this technology will no doubt hold some surprises" (PLoS).
School of Advanced Study, University of London lança repositório
Lançamento do SPARC Japan
Hindawi ultrapassa os 50 títulos em OA
2006/12/08
Brunel University Research Archive
Repositório Institucional do National Institute of Oceanography, Goa, Índia
2006/11/29
O Acesso livre em Portugal e na UMinho
"Portugal sedia 2ª Conferência sobre Acesso Livre ao Conhecimento A 2ª Conferência sobre Acesso Livre ao Conhecimento acontece hoje (27) e amanhã, na Universidade do Minho, em Portugal. Durante o evento, será aprovada uma recomendação de profissionais de Portugal, Brasil e Moçambique relacionada às formas de colaboração para uma definição conjunta sobre acesso livre ao conhecimento.
O movimento Open Access, conhecido em Portugal por Acesso Livre ao Conhecimento, tem como principal objetivo a disponibilização livre, na Internet, de literatura de caráter acadêmico ou científico (em particular os artigos de revistas científicas), permitindo a qualquer utilizador ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral para fins de investigação ou ensino.
Os últimos dois anos assinalaram uma forte afirmação do movimento do Acesso Livre e a sua entrada na agenda política e social, para além das fronteiras do mundo científico. Estão atestando esta iniciativa os diversos documentos e tomadas de posição das sociedades científicas, universidades, centros de investigação e organizações governamentais, particularmente na Europa e nos Estados Unidos.
O Acesso Livre promove visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da atividade científica de cada investigador, de cada organização e de cada país, potencializando o seu uso e subseqüente impacto na comunidade científica internacional.
A 2ª Conferência sobre o Acesso Livre ao Conhecimento contará com a presença dos mais renomados promotores e ativistas do Acesso Livre, como Stevan Harnad, um dos "pais" de toda essa questão.
A sessão de abertura do encontro, em Portugal, será palco para o anúncio da assinatura, por parte do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (Crup), da Declaração de Berlim sobre o Acesso Livre ao Conhecimento, e da assinatura de uma importante declaração em que os reitores das universidades portuguesas se comprometem com políticas de acesso livre à literatura científica.
O Acesso livre em Portugal e na UMinho
Em Portugal, existem algumas iniciativas que se encontram na vanguarda do Acesso Livre em termos internacionais, nomeadamente o RepositóriUM - Repositório Institucional da Universidade do Minho, criado em 2003 -, além da política institucional de auto-arquivo, definida em dezembro de 2004, que determina aos membros da Universidade do Minho que depositem cópias das suas publicações no RepositóriUM. No momento em que a definiu, a Universidade do Minho foi a primeira universidade no mundo a instituí-la.
O sucesso do RepositóriUM, promovido pela UMinho, é evidente, tendo-se já registrado, desde novembro de 2003, mais de 650 mil downloads de documentos, dos quais mais de 400 mil nos últimos 11 meses (desde 1 de janeiro de 2006). Os acessos e downloads dos documentos são provenientes de mais de 140 países e territórios.
Mais informações em: www.sdum.uminho.pt/confOA/ ".
2006/11/28
Institutional Archives for Research: Experiences and Projects in Open Access
2006/11/24
Novo título em OA da BioMed Central: Chinese Medicine
2006/11/22
OA na Alemanha
Forschungsgemeinschaft, DFG] financia a implementação de um portal de informação sobre o OA coordenado conjuntamente pelas universidades de Bielefeld, Goettingen, Constance e a universidade livre de Berlim com o apoio da DINI - German Initiative for Networked Information. A plataforma visa informar os cientistas, as associações profissionais, as administrações das universidades e o público interessado sobre os objectivos e uso do OA, e apoiar a implementação de projectos neste âmbito.
2006/11/18
Novo título em OA do American Institute of Physics (AIP)
2006/11/10
Novo título em OA da BioMed Central: Journal of Molecular Signaling
Title: Journal of Molecular Signaling
Editor(s)-in-chief: Danny Dhanasekaran
Abbreviation: J Mol Signal
ISSN: 1750-2187
URL: http://www.jmolecularsignaling
Living Reviews in European Governance
2006/11/08
Hindawi Publishing Corporation lança 4 novos títulos em OA
* Advances in Tribology
* International Journal of Microwave Science and Technology
* International Journal of Vehicular Technology
* HPB Surgery
2006/11/05
European Physical Journal
a. A versão em linha em acesso livre será garantida de uma forma perene e universal;
b. O autor (ou o detentor de direitos) manterá o copyright.
2006/10/31
Blackwell anuncia lançamento de ferramenta para as áreas de Ciências Sociais e Humanidades
. Business and Economics;
. Philosophy and Religion;
. Literature and Cultural Studies;
. Language and Linguistics,
. Sociology and Psychology;
. and History.
E-LIS implementa ferramenta estatística para os autores
Assim, é possível obter resultados para:
. Os mais vistos para as últimas quatro semanas, no ano corrente, no ano anterior ou ao longo do tempo;
. O relatório estatístico por ano/mês ou por país.
2006/10/27
Apoio aos autores em questões de Copyright
As grandes vantagens desta licença resumem-se ao seguinte:
- o copyright do trabalho publicado é retido pelo autor;
- o editor obtém uma licença para publicar o trabalho que tem efeito assim que indica o seu interesse na publicação;
- quando se encontra publicado, o autor pode tornar o seu trabalho imediatamente acessível tornando-o parte de uma colecção científica (repositório), embora seja igualmente possível a aplicação de um embargo de seis meses.
2006/10/26
OpenDOAR (Directory of Open Access Repositories)
Nova função no DOAJ (Directory of Open Access Journals)
Estão, ainda, disponíveis os critérios para a inclusão dos títulos neste directório e ajudas para a reutilização dos registos por catálogos de bibliotecas e outros serviços. É, ainda, possível sugerir a inclusão de títulos, preenchendo este formulário.
2006/10/12
O Canadian Institutes of Health Research (CIHR) vai ordenar o auto-arquivo da investigação financiada
2006/10/06
Universidade de Hiroshima lança repositório institucional
2006/10/04
2006/09/28
BioMed Central lança novo título em OA
Title: Journal of Orthopaedic Surgery and Research
Editor(s)-in-chief: Kai-ming Chan, Cheng-kung Cheng
Abbreviation: J Orthop Surg Res
ISSN: 1749-799X
2006/09/23
Nova revista em linha "Oral tradition"
2006/09/15
Ferramenta para extrair dados quantitativos de PDF para outras aplicações
Arquivo das revistas da Royal Society desde 1665
2006/09/08
Free to read
2006/09/06
2006/08/28
2006/07/30
Debate na Nature sobre a avaliação pelos pares (peer review)
2006/07/21
2006/06/15
Novo título em OA na área das Humanidades e Ciências Sociais
2006/06/13
2006/05/24
Novo título em OA: "Neural Plasticity"
2006/05/20
Polémica em torno do estudo de Eysenbach
A polémica em torno do estudo surgiu, por duas razões fundamentais:
1 – O autor afirmou que não existia evidência prévia, com consistência, sobre a vantagem do acesso livre em termos do impacto/número de citações dos artigos;
2 – O estudo conclui que a vantagem do auto-arquivo (Green OA) é pouco significativa, sobretudo se comparada com a publicação em acesso livre (Gold OA).
Essas duas afirmações têm sido sublinhadas na divulgação do artigo e também num editorial da revista que destaca as suas conclusões. Stevan Harnad que é um dos “pais fundadores” e um dos maiores activistas do Acesso Livre, contestou de imediato essas duas afirmações. Quanto à primeira, relembrou (com razão) que já existia muita evidência prévia sobre as vantagens do Acesso Livre (ver a bibliografia The effect of open access and downloads ('hits') on citation impact: a bibliography of studies).
Relativamente à segunda, afirmou que um estudo de 1492 artigos, publicados numa única revista, não era uma base suficientemente sólida para se extraírem conclusões gerais sobre a dimensão da vantagem do Acesso Livre através do auto-arquivo, sobretudo se estas parecem contrariar os dados obtidos em estudos de muito maior dimensão (12 milhões de artigos, de milhares de revistas, das diversas áreas científicas), e que seriam necessários muitos mais dados e estudos como estes para fundamentar a conclusão de Eysenbach.
As chamadas de atenção de Harnad já mereceram uma resposta de Eysenbach, mas Harnad, com a sua já quase mítica capacidade de responder e polemizar, não demorou a apresentar a sua tréplica...
Para os que se interessam pelo Acesso Livre e os estudos bibliométricos e de citações vale a pena acompanhar esta polémica. E como é impossível sintetizá-la aqui, a única hipótese é ler os textos originais:
Comentário inicial de Stevan Harnad - PLoS, Pipe-Dreams and Peccadillos
Resposta de Eysenbach - Author’s Response
Tréplica de Harnad - Confirming the Within-Journal OA Impact Advantage
2006/05/18
Base de dados em acesso livre: "Molecular Imaging and Contrast Agent"
2006/05/16
Citation Advantage of Open Access Articles by Gunther Eysenbach
Outros estudos podem ser encontrados The Open Citation Project - Reference Linking and Citation Analysis for Open Archives.
2006/05/10
Livros sobre Open Access disponíveis em Acesso Livre
http://mitpress.mit.edu/catalog/item/ebook.asp?ttype=2&tid=10611 https://mitpress.mit.edu/books/willinsky/
TheAccessPrinciple_TheMITPress_0262232421.pdf
O excelente livro de Willinsky vem assim juntar-se a outro texto fundamental, e fundador, da problemática do Open Access, que já se encontrava disponível em Acesso Livre. Referimo-nos ao livro Scholarly Journals at the Crossroads : A Subversive Proposal for Electronic Publishing, editado por Ann Okerson e James O'Donnell, e publicado pela Association of Research Libraries (ARL) em 1995, disponível em:
2006/05/08
2006/04/21
Novo título em OA: "Biointerphases"
- Interface spectroscopy
- Biosensors / biodiagnostics
- In vivo mechanisms
- Bio-surface modification
- The nano-bio interface
- Interface modeling
- Biotribology / Biorheology
- Adhesion phenomena
- Molecular recognition
- Protein-surface interactions
- Cell patterning for function
- Biomembranes on a chip
- Polyelectrolyte surfaces
- Cell-surface interactions
- Ambient diagnostic methods
Sobre as regras de submissão, veja: http://www.biointerphases.org/guidelines.html
2006/04/19
Novo portal sobre Geociências
2006/04/13
Neurocommons
2006/04/12
Um projecto inovador de publicação: "Caravan"
2006/04/05
Estudo da União Europeia sobre o sistema de publicação científica
A União Europeia acaba de publicar um estudo, Study on the economic and technical evolution of the scientific publication markets in Europe, sobre as condições de acesso e difusão das publicações científicas.
Este estudo inclui uma série de recomendações sobre acções a desenvolver, incluindo:
"Guaranteed public access to publicly-funded research, at the time of publication and also long-term; a “level-playing field” so that different business models in publishing can compete fairly in the market; ranking scientific journals by quality, defined more widely than pure scientific excellence, but also taking into account factors such as management of copyright, search facilities and archiving; developing pricing strategies that promote competition in the journal market; scrutinising major mergers that may take place in this sector in the future; [and] promoting the development of electronic publication, for example by eliminating unfavourable tax treatment of electronic publications and encouraging public funding and public-private partnerships to create digital archives in areas with little commercial investment".
2006/03/10
DFG (German Research Foundation) quer resultados da investigação em OA
Ler mais...
2006/03/04
A Royal Society of Chemistry abre os seus arquivos
"We are therefore delighted to launch this ground breaking initiative which makes our unique Archive freely available electronically to African countries and other developing regions to foster scientific knowledge and research. We believe that free access to the RSC Archive will make a major contribution towards building scientific capacity, which African leaders have stated is essential for social and economic development” (Dr Simon Campbell, RSC President).
Hindawi Publishing converte mais revistas para livre acesso
J-Gate - um novo directório de revistas em livre acesso
2006/03/01
100 anos do "Biochemical Journal" estão agora disponíveis em acesso livre
2006/02/25
Arquivos Nacionais dos Estados Unidos e Google lançam um novo projecto
2006/02/08
Declaração de Gottingen sobre o copyright para a Educação e Investigação (5 Julho 2004)
2006/02/07
SPARC e Science Commons
"The SPARC Author Addendum allows authors to retain critical rights, including the right of authors to post articles in online repositories. Science Commons is creating a machine-readable version of the SPARC Author Addendum that can be read by Internet search engines, as well as a text version that functions as a legal tool. The enhanced SPARC Author Addendum will be made available on the SPARC Web site (www.arl.org/sparc ) once the project is completed in early spring. The effort represents a continuation of Science Commons' effort to promote access and voluntary sharing in scientific publications. This cooperation advances three goals shared by SPARC and Science Commons: to support authors right to distribute scholarship over the Internet, to promote access and reuse of the scientific literature, and to facilitate author self-archiving".