2006/11/29

O Acesso livre em Portugal e na UMinho

Notícia da Assessoria de Comunicação Social do IBICT, Brasil:

"
Portugal sedia 2ª Conferência sobre Acesso Livre ao Conhecimento A 2ª Conferência sobre Acesso Livre ao Conhecimento acontece hoje (27) e amanhã, na Universidade do Minho, em Portugal. Durante o evento, será aprovada uma recomendação de profissionais de Portugal, Brasil e Moçambique relacionada às formas de colaboração para uma definição conjunta sobre acesso livre ao conhecimento.

O movimento Open Access, conhecido em Portugal por Acesso Livre ao Conhecimento, tem como principal objetivo a disponibilização livre, na Internet, de literatura de caráter acadêmico ou científico (em particular os artigos de revistas científicas), permitindo a qualquer utilizador ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral para fins de investigação ou ensino.

Os últimos dois anos assinalaram uma forte afirmação do movimento do Acesso Livre e a sua entrada na agenda política e social, para além das fronteiras do mundo científico. Estão atestando esta iniciativa os diversos documentos e tomadas de posição das sociedades científicas, universidades, centros de investigação e organizações governamentais, particularmente na Europa e nos Estados Unidos.

O Acesso Livre promove visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da atividade científica de cada investigador, de cada organização e de cada país, potencializando o seu uso e subseqüente impacto na comunidade científica internacional.

A 2ª Conferência sobre o Acesso Livre ao Conhecimento contará com a presença dos mais renomados promotores e ativistas do Acesso Livre, como Stevan Harnad, um dos "pais" de toda essa questão.

A sessão de abertura do encontro, em Portugal, será palco para o anúncio da assinatura, por parte do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (Crup), da Declaração de Berlim sobre o Acesso Livre ao Conhecimento, e da assinatura de uma importante declaração em que os reitores das universidades portuguesas se comprometem com políticas de acesso livre à literatura científica.

O Acesso livre em Portugal e na UMinho
Em Portugal, existem algumas iniciativas que se encontram na vanguarda do Acesso Livre em termos internacionais, nomeadamente o RepositóriUM - Repositório Institucional da Universidade do Minho, criado em 2003 -, além da política institucional de auto-arquivo, definida em dezembro de 2004, que determina aos membros da Universidade do Minho que depositem cópias das suas publicações no RepositóriUM. No momento em que a definiu, a Universidade do Minho foi a primeira universidade no mundo a instituí-la.

O sucesso do RepositóriUM, promovido pela UMinho, é evidente, tendo-se já registrado, desde novembro de 2003, mais de 650 mil downloads de documentos, dos quais mais de 400 mil nos últimos 11 meses (desde 1 de janeiro de 2006). Os acessos e downloads dos documentos são provenientes de mais de 140 países e territórios.

Mais informações em: www.sdum.uminho.pt/confOA/ ".

2006/11/28

Institutional Archives for Research: Experiences and Projects in Open Access

Organizado pelo Istituto Superiore di Sanità, Roma, de 30 de Novembro a 1 de Dezembro, tem por objectivo, entre outros, dar a conhecer as vantagens do depósito de material de investigação em arquivos digitais e a publicação em títulos em OA.

2006/11/24

Novo título em OA da BioMed Central: Chinese Medicine

A BioMed Central lançou um novo título em OA, Chinese medicine, destinado a disseminar informação sobre a medicina chinesa a investigadores, médicos, académicos e estudantes sobre este campo, incluindo ainda, entre outros, a integração entre a medicina chinesa e a ocidental.

2006/11/22

OA na Alemanha

Desde Setembro de 2006 que a Fundação para a Ciência na Alemanha [Deutsche
Forschungsgemeinschaft, DFG] financia a implementação de um portal de informação sobre o OA coordenado conjuntamente pelas universidades de Bielefeld, Goettingen, Constance e a universidade livre de Berlim com o apoio da DINI - German Initiative for Networked Information. A plataforma visa informar os cientistas, as associações profissionais, as administrações das universidades e o público interessado sobre os objectivos e uso do OA, e apoiar a implementação de projectos neste âmbito.

2006/11/18

Novo título em OA do American Institute of Physics (AIP)

O AIP lançou uma nova publicação, Biomicrofluidics, que cobre diversas áreas como a engenharia, física, ciência de materiais, química e biologia.

2006/11/10

Novo título em OA da BioMed Central: Journal of Molecular Signaling

A BioMed Central lançou mais um título em OA:

Title: Journal of Molecular Signaling
Editor(s)-in-chief: Danny Dhanasekaran
Abbreviation: J Mol Signal
ISSN: 1750-2187
URL: http://www.jmolecularsignaling.com/home

Living Reviews in European Governance

Trata-se de um título em livre acesso publicado inteiramente sob forma digital, cujos artigos são actualizados pelos autores (daí o termo 'Living'). Todos os artigos, bem como as citações dos mesmos, são adicionados a uma base de dados de referência.

2006/11/08

Hindawi Publishing Corporation lança 4 novos títulos em OA

A Hindawi Publishing Corporation lançou quatro novos títulos à sua colecção em livre acesso:
* Advances in Tribology
* International Journal of Microwave Science and Technology
* International Journal of Vehicular Technology
* HPB Surgery

2006/11/05

European Physical Journal

O consórcio do "European Physical Journal" (EPJ) decidiu implementar o princípio do acesso livre, desde que os autores assim o desejem. Prevê uma taxa de publicação de 1000 euros garantindo que:
a. A versão em linha em acesso livre será garantida de uma forma perene e universal;
b. O autor (ou o detentor de direitos) manterá o copyright.